2026-02-02
A prova estava agendada para amanhã, dia 3 de fevereiro, e englobava os alunos das escolas da Coordenação Local do Desporto Escolar de Aveiro.
A Câmara Municipal de Vagos decidiu adiar a prova de Corta-Mato Escolar – Fase CLDE (Coordenação Local do Desporto Escolar) de Aveiro, face às condições climatéricas que se fazem sentir em Portugal, nomeadamente na região Centro, e na sequência da ativação do Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil (PNEPC) pela Comissão Nacional de Proteção Civil.
A decisão resulta do cenário de risco agravado previsto para os próximos dias, do ponto de vista hidrológico e meteorológico, que irá impactar as condições do terreno onde se irá realizar a prova, bem como as condições de segurança e conforto dos alunos participantes.
O Corta-Mato Escolar, inicialmente previsto para o dia 3 de fevereiro, na Quinta do Ega, envolve um máximo de 1700 alunos provenientes de 57 escolas do Distrito de Aveiro, abrangendo os escalões etários de Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis, em ambos os géneros.
Face às condicionantes indicadas, a prova será realizada no dia 20 de fevereiro, mantendo-se o local e os horários previamente definidos.
“Esta decisão visa assegurar as melhores condições de participação e a salvaguarda de todos”, concluiu a autarquia.