“Ligue Antes, Salve Vidas” é o mote do projeto piloto da ULS Região de Aveiro

2024-11-06

O projeto piloto entra em funcionamento esta quinta-feira, dia 7 de novembro.

“Ligue Antes, Salve Vidas” é o mote do projeto piloto da ULS Região de Aveiro

A partir de amanhã, em caso de urgência, “Ligue Antes, Salve Vidas”. Este é o mote do projeto piloto da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA), que entra em vigor esta quinta-feira, e que já é implementado desde Maio de 2023 no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPVVC).

Francisco Rosmaninho, Diretor do Serviço de Urgência, explicou que este sistema permite que a linha SNS24 encaminhe, conforme a gravidade, para autocuidados, para o Centro de Saúde ou para o Serviço de Urgência.

O Diretor do Serviço de Urgência adiantou, ainda, que quem se desloque à Urgência sem ligar antes ao SNS24 terá à sua disposição à entrada do serviço de um telefone com contacto direto para a linha para ser orientado consoante a gravidade do seu caso.

Casos de sucesso

Foi registada uma redução de 20 a 30% do número de doentes a quem foi atribuída a pulseira azul ou verde no serviço de urgência nas Unidades Locais de Saúde a nível nacional onde o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” já foi implementado.

A informação foi avançada pelo Diretor do Serviço de Urgência da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA), Francisco Rosmaninho, que enumerou as vantagens do projeto piloto, que entra em funcionamento esta quinta-feira na ULS RA.

Francisco Rosmaninho adianta que, na ULS RA existem cerca de 23 a 25% de utentes a quem é atribuída a pulseira azul e verde após deslocação ao serviço de urgência. O director do serviço antevê que uma redução semelhante à de outras ULS será significativa no tratamento e cuidado de outros doentes.

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -