Marmostra bate recordes no regresso à Praia da Tocha

2025-07-14

Foram submetidas mais de 2 mil curtas-metragens nesta edição do Marmostra.

Marmostra bate recordes no regresso à Praia da Tocha

A Praia da Tocha volta a ser palco, entre os dias 18 a 20 de julho, do Marmostra - International Film Festival, uma celebração do cinema e da cultura contemporânea com os pés na areia e os olhos postos no grande ecrã.

Este ano, o festival muda-se para o jardim da Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT), um espaço mais verde e acolhedor, mas mantém intacto o espírito livre e comunitário que o tornou único.

Nesta 8.ª edição, o festival bateu recordes. “Chegaram à plataforma FilmFreeway mais de 2.000 submissões de curtas-metragens, de mais de 100 países diferentes. No total, foram 18 filmes selecionados, entre produções de Portugal, Brasil, Índia, Colômbia, França e Estados Unidos”, revelou Paulo Delgado, fundador deste projeto e dinamizador do certame.

A sessão de abertura decorrerá pelas 16h00 e ainda nesse dia, às 17h00, realiza-se a primeira parte do workshop gratuito “Luz, Telemóvel, Ação”, com Nuno Gervásio, um nome incontornável do storytelling digital e da programação cultural em Portugal.

Criativo, argumentista e responsável pelo Shortcutz Lisboa, Nuno Gervásio vai partilhar ferramentas práticas e criativas para transformar qualquer telemóvel num dispositivo de criação audiovisual.

Ao final da tarde, pelas 19h00, Bernardo Freire abre espaço para à conversa com três realizadores em competição: João Leal, com a curta “A Gandra”, Danilo Godoy, com “Homeseek” e Miguel Afonso Carranca, com “Unicorn Hunting”. A noite terminará com a primeira sessão de projeção de curtas-metragens, entre as 21h30 e as 23h00.

No sábado, 19 de julho, o dia começa com uma proposta de expressão coletiva: a pintura de um painel sobre cinema, às 10h30, junto à sede da AMPT.

À tarde, pelas 17h00, realiza-se a segunda parte do workshop de vídeo mobile com Nuno Gervásio. Mais tarde, às 19h00, é a vez do podcast ao vivo “Freire & Fajardo no Cinema”, no Jardim da AMPT, com a presença de Paulo César Fajardo, realizador e documentarista com uma carreira ligada ao audiovisual, à televisão e à criação de projetos culturais na região Centro. A sessão de curtas da noite voltará a ter início às 21h30.

A noite de 20 de julho promete ser memorável. Pelas 20h00, sobe ao palco do jardim da AMPT a The Hangover Band, de Cantanhede, para um cine-concerto que junta música e cinema num só momento. Com mais de uma década de estrada, os Hangover aliam versatilidade, energia e um repertório que atravessa décadas de música — do rock ao funk, do blues ao pop. Logo depois, pelas 21h30, acontecerá a última sessão de projeção de filmes, antes do aguardado anúncio dos vencedores, às 23h00.

A entrada é gratuita.

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -