2025-09-01
Organizado pela Câmara Municipal de Vagos, em parceria com o Grupo de Folclore de Santo António de Vagos, a ativodade decorre no primeiro fim de semana de setembro
No primeiro fim de semana de setembro, nos dias 6 e 7, a Casa-Museu Gandaresa de Santo António de Vagos abre portas para a segunda edição do evento, o "Gândara Nossa", que contempla dois dias com diversas atividades em torno dos tradições e sabores da região da Gândara.
Organizado pela Câmara Municipal de Vagos, em parceria com o Grupo de Folclore de Santo António de Vagos, o programa foi pensado para todas as idades, combinando momentos de descontração, convívio e descoberta cultural.
No sábado, 6 de setembro, as atividades começam às 16h00 com o Jogo da Malha, com prémio para o 1.º lugar (cabaz com produtos locais), seguido de Jogos tradicionais como o jogo do saco, o jogo do prego e o jogo do puxa a corda. Para refrescar, há tremoços, amendoins, cervejão e limonada.
Às 17h30, Renata Silva dinamiza uma oficina de Danças Tradicionais do Mundo, onde o público é convidado a participar neste momento cultural.
A partir das 19h00, o Grupo Folclórico servirá petiscos “Sabores da Gândara”, um momento gastronómico antes do início da noite cultural.
À noite, pelas 21h00, realiza-se a recriação teatral “Uma Casa Viva”, que pretende recordar alguns momentos mais importantes da vida quotidiana e social de antigamente, e que é encenada pela Escola de Teatro Fantástico e pelo Grupo Folclórico de Santo António de Vagos. Logo depois, às 21h30, a música e a dança tomam conta do pátio da casa gandaresa com o Concerto/Baile de Paulo Bastos.
No domingo, 7 de setembro, a partir das 16h00, a casa-museu abre, novamente, com visitas guiadas à Casa-Museu e ao Moinho de Vento, além de participar na oficina de confeção de esteira tradicional. O encerramento está previsto para as 18h00.
De entrada livre, o “Gândara Nossa” é a oportunidade perfeita para, em família ou com amigos, passar uma tarde e/ou inesquecível entre tradições e sabores da gândara